Wednesday, August 09, 2006

O Alienista, Minority Report e a Desobediência Civil.



Mais uma vez me vejo compelida a falar sobre a Desobediência Civil, após ouvir algumas notícias no rádio, que aliás, se repetem todos os dias...
Notícia-repeteco número 1: político de sei-lá-onde-no-Brasil é indiciado/preso/tem o pedido de habeas corpus indeferido após provas de envolvimento no escândalo das ambulâncias/tele-centro/escolas públicas na CPI dos vampiros/sangue-sugas/dólar-na-cueca/fantasma, etc., ... a lista não acaba.
Notícia-repeteco número 2: presos de sei-lá-onde se rebelam ... na cadeia superlotada onde há celas para 9 presos e 982734916 presos dividem o pátio.
Notícia-repeteco número 3: polícia prende 3 pessoas em flagrante de contrabando de samambaia/ 4 pessoas em tráfico de figurinhas de yu-gi-oh/ 5 pessoas ...
Ah, um diretor de cadeia foi preso hoje. Motivo: favores a membros da "organização criminosa" [uhauahuha que não dizem o nome já que ninguém sabe que é o PCC, aliás, o nome pouco importa, o que importa é que são organizados]. Funcionários do presídio informaram que até lagostas eram levadas às celas.
Por que será que o diretor foi delatado? Será que algum carcereiro ficou sem canapé de camarão?
E, TODO MUNDO VAI PRESO NESTE PAÍS!!!!! Olha que beleza, tão prendendo desde pai que não paga pensão [aliás, dizem que estes são os únicos que ficam presos... ] até políticos corruptos! Para minha alegria em vida, até o Paulo Maluf foi preso. Mas e aí? O que fazer com todos esses presidiários? No caso do Maluf, a solução foi simples, é só soltar o infeliz. Mas o que fazer com todos os outros menos corruptos e menos sortudos que o ícone de corrupção em São Paulo. E principalmente, o que fazer com os presos que não são criminosos do colarinho branco?
Fico muito satisfeita em ver que parece que a política está sendo lavada. Parece porque é lógico que ninguém é paladino da justiça e delata o vereador/desembargador/juiz/vice-governador fulano-de-tal porque busca uma sociedade mais honesta, fazem isso porque perderam uma fatia do bolo. E pior, ainda usam isso como catalisador de votos. Mas me pergunto, PRA QUE? Pra que prender todo mundo? Pra que prender e largar no depósito de humanos que são nossos presídios? Ouço, "o cara matou, estuprou, tem que ser preso!!" LÓGICO! Aliás, gostem ou não, eu SOU a favor da pena de morte. Se bobear, até eu já teria ido pro rol de réus. Mas a questão é, é fácil para a segurança pública prender todo mundo, parece até o Alienista. Quem será que vai sobrar do lado de fora?
Ah, você se considera honesto e law-abiding? Bom, saiba então que suas multas de trânsito podem delata-lo no futuro próximo. Sim, a ficção de Minority Report tomará forma em São Paulo. O governo do estado pretende instalar um chip localizador em toda a frota de automóveis da cidade. De acordo com eles, "isso facilitará rastreamento automático e aumentará a segurança dos veículos, que poderão ter seus itinerários rastreados, facilitando o planejamento de vias que têm trânsito congestionado, além de informar se o veículo tem multas, licenciamento ou IPVA atrasados". Será que meus dias de Desobediência Civil chegarão ao fim? Serei presa por sonegar impostos? Aliás, eu não sonego. O governo não me dá nada! Eu não tenho nenhuma garantia que o governo usaria meu dinheiro para realizar melhorias na cidade! Acho que todo mundo tinha é que pegar esses chips usar como sachê de chá. Chá de foda-se. Ouço todos os dias o nome de algum político sendo preso por corrupção, então quero ver me convencerem a contribuir com um Estado absolutamente corrupto. Piadinhas falam que o Marcola devia ser presidente porque ele é mais organizado que o Lula... verdade ou não, pelo menos ele saber ler. Em paralelo a isso, a polícia de orgulha de prender todo mundo, achando que trancou, tá resolvido, o governo desvia o dinheiro do imposto que eu não pago, os políticos brincam de governar, a gente não pode processar nenhum deles por extorsão [para quem não entendeu, calcule quanto você paga de imposto que considere-se extorquido] e ainda vai ser monitorado.

No comments: