Thursday, August 03, 2006

Fidel: de Marx à Bacardi, a ge[ne]ração coca-cola e Guam.

Cuba says communists in control no matter what



Bom, será que chegamos àquele momento histórico em que pseudo-hippies-de-boutique da FFLCH tanto temiam? Será que justo George W. Bush terá o "prazer" de ver o fim da lendária figura TERRESTRE, Fidel Castro? Tenho que admitir, eu acho o Comunismo uma total perda de tempo, e dinheiro [bom, aí vai o cliché tempo é dinheiro...], mas Fidel não é uma figura política, não é uma figura histórica, é uma figura intergaláctica. Sim, tenho certeza que os aliens de todo o universo, que já tiveram a oportunidade de scanear a Terra têm registrado como uma figura pode ser tão controversa, contundente, permanente, onisciente.
Eu sempre falo que o dia em que minha mãe morrer e o dia em que Fidel morrer eu ficarei igualmente chocada. Eles são eternos! Existem desde sempre, para sempre!
Na verdade, suspeito que pelo menos Fidel pertença ao clã dos McCloud, e ele na verdade é um highlander.
Nem li as notícias brasileiras mas fiquei sabendo que todos os jornais sensacionalistas daqui já fizeram uma "trajetória de Fidel" online. Na verdade, o que ele fez e continua fazendo tornou-se um mero detalhe: o que ele é que realmente mudou e muda o mundo. Dos assustados norte-americanos aos libertários estudantes da America Latina, Fidel representa algo intangível, inexplicável, uma mácula nas estrelinhas da Star-Spangled Banner e uma incógnita para a globalização.
Cuba não é o país mais pobre do mundo, mas está muito longe de estar entre os mais ricos. Mesmo assim, após mais de meio século de embargo dos Estados Unidos e outras dificuldades, o país continuou exatamente igual mesmo depois da Perestroika. No entanto, o mundo mudou. Tudo mudou. Comparo Cuba à um indivíduo condenado por um crime hediondo, que tem a liberdade após uma longa pena. É fato que muitos ex-presidiários ficam em pé em frente o presídio, pensando no que fazer, e acabam pedindo para o carcereiro para voltar. Por que Cuba iria se livrar do Comunismo? Todos os que eram contra o regime de Fidel fugiram para Miami. Então quem ficou ou desencanou de se importar ou vive em paz com o mundo. Ou não?
A verdade é que Cuba fere o orgulho norte-americano. a Bacardi moveu inúmeras ações contra o país e os produtores de charutos exportam para o mundo todo e contrabandeam para os EUA. Então... o que é Cuba? É um símbolo de FODA-SE e é um nada... O Brasil sempre teve relações boas com Cuba, e para nós é apenas mais um país. Então porque nossa mídia age como se fôssemos diferentes? Por que estão todos espreitando a sua morte?
Espero que poderes milagrosos mantenham Fidel vivo para sempre. Defeitos todos temos... mas pelo menos ele manteve sua palavra durante todo o seu governo. Eis aí algo que todos os outros governantes - ahem, Brasília - podem aprender.

2 comments:

[brixbix] said...

Pois é... o Fidel já caiu uma vez, até recortei do jornal (colocaram as fotos do tombo). Tá colado na minha geladeira, sempre vejo... e reflito a respeito, se o Fidel pode cair... imagina eu. Hahahaha! Gente, eu queria falar alguma coisa séria, mas não consigo, acho que eu tenho problema. Fidel inventou o punk! Foda-se tudo!

Eduardo Rabenhorst said...

Adorei o blog e os comentários, principalmente este sobre Fidel.