Monday, August 21, 2006

The end is near!


Pois é, o mundo torna-se cada vez mais mudééérnu e cada vez mais bizarro: Ministério Público quer fechar sede do Google no País, me fez pensar sobre o Matrix e como as pessoas se relacionam hoje em dia. Então um membro do PCC tem profile do orkut? Lógico, ele paga escola particular para os filhos e faz compras no Extra. Você pode estar do lado de um corrupto ou de um assassino na fila do cinema, e jamais saberá. Mas ao mesmo tempo que o Matrix toma vida - err, já há algum tempo - os Mr. Smith vão tentando conter os problemas de segurança pública e paz social que insurgem. Estamos prontos para continuar vivendo assim?
Ouvi uma entrevista no rádio falando sobre os sequestros-relâmpago e como já há jurisprudência para o consumidor [cliente do banco] pedir indenização de valores extraídos do banco em razão de saques de dinheiro ou extratos que informam valores guardados pelo banco, se tal extrato for obtido dentro do banco [o que inclui caixas eletrônicos].

Assisti neste final de semana o filme Lawnmower Man, de 1992, baseado na obra de Stephen King e trata da "inovação da realidade virtual no futuro". Numa parte do filme o cara fala, "em 2001 todos os computadores estarão ligados em rede". O que foi ficção agora é história, wayyyyyyy beyong our imagination... Mas o Brasil não está em 2006 no que diz respeito à segurança e desenvolvimento social... apenas na tecnologia [e olhe lá!]. Como iremos conciliar as duas coisas? Como iremos sobreviver a tudo isso?
Bom, não iremos. Ou mudamos as escolas, a cultura, restruturamos desde o início, ou a contenção de danos será como Mr. Smith, caçando os Neos e outros renegados pelo mundo redes-virtu-al-zado.
Enquanto isso, por trás do Firewall...

No comments: