Wednesday, January 26, 2011

Coisas que a gente nem sabe como começaram






















Sim, muita gente logo antes da Copa do Mundo resolveu comprar TVs, e todos bem animados, abrindo caixas enormes e desempacotando controles remoto e cabos, só pra chegar na hora de ligar e ter uma bombástica broxada. Tudo isso porque em algum momento da História do Brasil que nós não ficamos sabendo, as tomadas mudaram. Sim, com o pomposo nome de "Novo Padrão Brasileiro" e uma norma com o buRROcrático nome NBR 14136. Norma de que?? Oras, norma de segurança, creio eu né? Claro é que super seguro comprar adaptador e fazer um ninho de gato com todas os plugs elétricos diferentes que usamos no globalizado século 21. Laptops americanos, cafeteiras europeias, Ipods, Smartphones, etc. ...
Como isso começou? Será que algum filho de político no Brazil se formou em engenharia elétrica e papai resolveu ajudar o moçoilo a tornar-se mais... produtivo?

Patético.

Antropologicamente falando, creio eu que tomadas são uma demonstração de ultranacionalismo. É a única explicação que consigo encontrar para explicar porquê cada país tem a sua, sendo que a corrente é entre 110-240V no mundo, e temos a tecnologia pra fazer os machos e fêmeas das tomadinhas se entenderem. Então por que a ONU não passa alguma norma pra uniformizar as tomadas? Quantos turistas já não tiveram que perder um dia de viagem caçando um adaptador na República Tcheca?

Ah... coisas que nem sabemos como começaram...